Casa da Cultura da Lixa com obras de remodelação e ampliação

16-10-2014

Vai dar início à obra de remodelação da Casa da Cultura da Lixa Dr. Leonardo Coimbra e de ampliação das suas valências, entre as quais a construção de um auditório, o que implica a demolição de algumas das paredes existentes e movimentação de terras, por forma a configurar espaços de maior dimensão no prédio de dois pisos. Recorde-se que esta infra-estrutura chegou a ser o antigo quartel dos Bombeiros Voluntários da região.
A empreitada implica ainda a electrificação, a montagem do sistema da rede de água pública, a montagem do sistema de esgotos e a colocação de equipamentos de sons e de mobiliário, entre outros.

O orçamento da obra e dos equipamentos necessários é de € 197.130,93, valor que será co-financiada pelo ON 2.
A obra vem proporcionar, assim, o aproveitamento dos espaços deste edifício, que funciona como complemento à rede de equipamentos culturais do concelho. Passará a ter melhores condições para acolher sessões culturais de diversa ordem (espectáculos, conferências, exposições, tertúlias, serviços extensivos da Biblioteca Municipal de Felgueiras, etc…) e receber maior número de pessoas para esses eventos.

Com feito, o auditório terá as dimensões de mais de 150 m2, o palco cerca de 65 m2 e o recreio exterior coberto cerca de 250 m2. Ao todo, será um equipamento com cerca de 550 m2 totalmente remodelado, onde se englobam camarins e outras salas de apoio.

Além do betão, serão aplicados materiais de madeira e cerâmicos nos pavimentos. Nas paredes interiores o revestimento será na linha cerâmica e o material composto será constituído por cimento, madeira e reboco estanho pintado.

Sobre esta obra, o presidente da Câmara Municipal, Inácio Ribeiro, considera: “Com esta obra, a população da Lixa ficará muito mais bem servida a nível de apoio às actividades culturais, pelo que se impunha esta remodelação e ampliação das suas valências”. João Sousa, vice-presidente da autarquia (que acumula, temporariamente, o pelouro da Cultura), refere, também: “Como se sabe, o movimento cultural da Lixa, tem conhecido um número crescente de actividades, tal como no panorama concelhio. A Casa da Cultura já não respondia às necessidades dos eventos organizados pela autarquia e pelas solicitações das colectividades culturais da região para a realização dessas actividades”.

Boletim Municipal #9 2016