Notícias

Casa das Artes de Felgueiras comemora o 2º aniversário

11-11-2013

2º Aniversário Casa das Artes

2º Aniversário Casa das Artes

2º Aniversário Casa das Artes

Ator Ruy de Carvalho enalteceu o trabalho que está a ser desenvolvido em Felgueiras, a nível cultural, referindo que: “neste concelho tem-se demonstrado uma enorme sensibilidade para promover a cultura local e nacional”.

A Casa das Artes de Felgueiras encheu para comemorar o seu 2º Aniversário, numa cerimónia de reconhecimento de vários promotores da cultura do concelho, que decorreu no dia 09 de novembro, e que contou com a presença de Inácio Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, do presidente da Assembleia Municipal, Rui Marinho, dos vereadores da autarquia, do padrinho da Casa das Artes Ruy de Carvalho e de vários artistas reconhecidos em Portugal.

Através da apresentação de espetáculos, conferências e de outros eventos a Casa das Artes de Felgueiras tem-se tornado num espaço de referência, por onde passam dezenas de milhares de pessoas anualmente. “Com dois anos de existência, esta casa tem trazido à nossa cidade centenas de espetáculos e figuras revelantes da arte e da cultura, todos eles profissionais capazes e com notoriedade”, realçou Inácio Ribeiro, fazendo questão de realçar “os talentos Felgueirenses” que contribuem para o enriquecimento cultural do concelho.

Na comemoração do segundo ano de atividade a Casa das Artes atribuiu seis prémios que distinguem individualidades e instituições do concelho de Felgueiras que na sua atividade surgem como dinamizadoras da dinâmica cultural e congregadoras das diversidades.

Na cerimónia o autarca realçou que “com este gesto, pretendemos demonstrar o reconhecimento do trabalho de todos os que contribuem para o desenvolvimento cultural do concelho”.

Enaltecendo o criador do Teatro Fonseca Moreira e homenageando os padrinhos da Casa das Artes, foram criados três prémios distintos com o nome das referidas individualidades (prémio Eunice Muñoz, prémio Ruy de Carvalho e prémio Fonseca Moreira) e atribuídos a vários “embaixadores” da cultura do concelho.

Inácio Ribeiro sublinhou: “São seis prémios não apenas para as instituições que aqui estão hoje, mas para todos os que vieram cá atuar”.

O prémio Eunice Muñoz foi entregue pela filha da atriz, Joana Muñoz, à Academia de Dança de Felgueiras pelo seu trabalho intitulado “Por detrás das cores”. A peça “ O Cristo” do Grupo de Teatro da Maçã Vermelha recebeu também o prémio Eunice Muñoz.

Ruy de Carvalho, padrinho da Casa das Artes entregou os prémios com o seu nome ao Conservatório de Música de Felgueiras que produziu o trabalho “A Menina de Papel” e à CERCIFEL pelo trabalho denominado “Dia Mundial da Dança”.

O prémio Fonseca Moreira foi atribuído a Natália Pereira e Sérgio Sá realizadores do filme “Memórias do Ofício” e à Universidade Sénior Autodidata de Felgueiras pela “Mostra Coletiva de Pintura”.

As comemorações culminaram com a peça de teatro intituladas “Curva da Felicidade” protagonizada pelos atores João de Carvalho, Luís Aleluia, Luís Mascarenhas e Victor Espadinha contagiando a sala de boa disposição. A peça foi apresentada, também no domingo à tarde.

Boletim Municipal #9 2016
Cm Felgueiras 2017 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por