Casa Rural de Pombeiro será o novo Centro de Divulgação Patrimonial e Cultural

11-02-2015

A Casa Rural do Adro do Mosteiro de Pombeiro está a ser alvo de uma importante requalificação urbana por parte da Câmara Municipal, cujo projeto de execução representa a recuperação de um conjunto de casas localizadas no caminho de acesso principal ao Mosteiro.
A realização destas obras surgem em sequência do projeto da autarquia, que prevê implementar neste espaço o denominado Núcleo Expositivo e Interpretativo da Envolvência Rural do Mosteiro Beneditino de Santa Maria de Pombeiro.

A vereadora da Cultura, Carla Meireles, considerou que “a criação deste Núcleo insere-se no âmbito da política da edilidade quanto aos equipamentos culturais do concelho. Será um novo centro de apoio para divulgação do papel do Mosteiro de Pombeiro na História de Portugal, das potencialidades culturais da região e no âmbito da Rota do Românico. Terá uma missão diferente dos postos de turismo”.
A autarca abordou alguns pormenores sobre a obra: “Será implementada uma casa agrícola típica desta região, haverá um espaço qualificado para visita, com exposições e outras atividades. Neste espaço será possível receber anualmente 2 mil visitantes, entre público em geral alunos orientados pelas suas escolas”.

A intervenção arquitetónica, além de proporcionar a organização do espaço para um aproveitamento mais amplo e funcional, passa pela alteração de pavimentos, paredes, tetos, coberturas, caixilharia e esquadrias, iluminação, sistema de segurança e, entre outros, arranjos exteriores.

O orçamento da obra de requalificação e a aquisição de mobiliário e equipamento informático ascende a € 201.549,83 e tem apoio comunitário do programa PRODER – SP3 nas terras do Sousa, no âmbito do eixo “Qualidade de vida das zonas rurais diversificação da economia rural”, medida 3.2 Melhoria da qualidade de vida – Ação 3.2.1 – Conservação e valorização do património rural.