Concurso para obras na EM 564, que liga Airães e Vila Verde

14-03-2017

A Câmara Municipal, depois de aprovar o projeto em reunião de Câmara, vai abrir concurso para adjudicação da empreitada de recuperação e beneficiação da Estrada Municipal 564, que atravessa as freguesias de Airães e Vila Verde em mais de 2 Km, ligando-se ao concelho de Lousada. É uma via com muito trânsito, que se encontra em mau estado de conservação e com diversos estrangulamentos, dando origem a problemas de segurança a automobilistas e pessoas.

O plafond máximo previsto para o orçamento é de € 1.297.824,12, acrescidos de IVA, mas o concurso poderá ditar um montante mais baixo. A empreitada faz parte do plano de investimentos 2016/2019 da autarquia, para o qual foi aprovado um empréstimo bancário de € 5,2 milhões (aprovado pelo Tribunal de Contas). A autarquia tem uma provisão de € 550 mil dessa linha de crédito para as obras na EM 564.

A empreitada contempla um novo perfil do arruamento, a criação de um sistema de drenagem de águas residuais e pluviais, a construção de passeios (com a supressão de algumas bermas) e o alargamento da faixa de rodagem. Haverá uma faixa de calçada em cubo de granito (com meio metro), como marca diferenciadora para condutores e peões.

Por outro lado, com a construção dos novos passeios, serão recolocados postes de eletricidade e armários, postes de telecomunicações e sinais verticais, bem como se procederá ao reposicionamento de válvulas e tampas de caixas das redes. Quanto à eletricidade pública, serão substituídas todas as lâmpadas por iluminação tipo LED.

Boletim Municipal #10 2017