Envolvente da Igreja de Sousa – Felgueiras será requalificada

13-02-2015

O vice-presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, João Sousa, assinou no dia 10 de fevereiro, o auto de consignação da empreitada que se prende com as obras de conservação e salvaguarda da área envolvente da igreja de estilo românico.

Pretende-se com esta intervenção valorizar a zona envolvente da Igreja, através do arranjo do adro. Nesse âmbito, entre os trabalhos inclui-se a construção, nas traseiras da Igreja, de uma vedação, que, a par das questões de segurança, complementará a já existente, que, por sua vez, será alvo de uma ação de limpeza.

As escavações arqueológicas, atualmente a decorrer na zona do adro entre o cemitério e a Igreja, serão seladas, sendo que se procederá à marcação, no piso, das sepulturas entretanto identificadas. Pretende-se, assim, fazer transparecer, sob a forma gráfica, a sua importância, história, localização e outros elementos que se verifiquem serem necessários à sua boa compreensão.

Ainda no espaço do adro, será colocado novo mobiliário urbano, designadamente papeleiras e painéis, ficando a intervenção concluída com a execução de iluminação exterior, aproveitando os pontos de ligação existentes.

No ato da assinatura estiveram presentes, também, a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Felgueiras, Carla Meireles, o secretário-geral da VALSOUSA – Associação de Municípios do Vale do Sousa, entidade gestora da Rota do Românico, Luís Monteiro, e o representante da empresa Nico d’Obra – Engenharia e Construções Lda., responsável pela execução da obra.

As obras na Igreja de São Vicente de Sousa representam um investimento de cerca de 65 mil euros, cofinanciado em 80% pelo ON.2 – O Novo Norte e QREN, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, e em 20% pelo Município de Felgueiras.

Fonte: http://www.rotadoromanico.com/vPT/Actualidades/Noticias/Paginas/RequalificacaodaenvolventedaIgrejadeSousa.aspx