Início da construção dos Balneários da Lixa marcam as comemorações do aniversário de elevação de Lixa à categoria de cidade

24-06-2013

A cerimónia de lançamento da 1ª pedra para a construção dos balneários na zona desportiva da lixa foi um dos momentos altos das comemorações de elevação de Lixa a cidade que decorreram de 17 a 23 de junho.

Mais um equipamento, construído pela Câmara Municipal, que surge com o objetivo de favorecer a prática da atividade física dos habitantes do concelho e que resultará de um investimento que ronda meio milhão de euros.

Os balneários estão a ser implantados no campo de jogos da Lixa, sito em Balazar, uma área que a autarquia requalificou recentemente, através da construção de novos arruamentos de acesso àquele espaço desportivo e ao Centro Escolar da Lixa. Em breve tem início a 2ª fase das obras, que consistem na ligação desta via à Praça do Comércio.

Perante dezenas de pessoas, entre dirigentes desportivos, técnicos, atletas e autarcas, o presidente da Câmara Municipal destacou o esforço desenvolvido na área desportiva pelo atual executivo, salientando a adoção de "uma postura pró-ativa, que tem em vista a reabilitação e a construção de novos equipamentos desportivos que deem resposta às necessidades da população".

Entre as medidas desenvolvidas a nível local, insere-se o apoio logístico e financeiro a todas as coletividades que desenvolvem o trabalho cívico em prol da comunidade.

Acompanhado de jovens atletas o autarca realçou que “a cerimónia representa os alicerces de uma obra ansiada há vários anos por todos os lixenses, que também têm tido um papel importante no desenvolvimento da nossa terra”.

Inácio Ribeiro destacou que o seu executivo está “ao serviço de Felgueiras, da sua cultura, do desporto, da sua identidade e é nesse sentido que cria de infraestruturas que proporcionem um futuro melhor aos nossos jovens”.

As obras de regeneração do Campo de Jogos da Lixa dividem-se em duas fases, na primeira fase são construídos os balneários e numa segunda fase procede-se à colocação de relvado sintético.

A cerimónia que marcou o início das obras de requalificação do equipamento desportivo inseriu-se nas comemorações do XVIII aniversário de elevação de Lixa à categoria de cidade.

A iniciativa apresentou um programa recheado de atividades culturais e recreativas, que, na sua maioria, se desenvolveram na Praça Dr. Eduardo Freitas.

A abertura das comemorações iniciou com o concerto de jazz.

O Grupo de Bombos de Macieira da Lixa e o Sarau do Agrupamento de Escolas da Lixa animaram a cidade na quinta-feira.

Na sexta-feira subiram ao palco a Banda de Música da Lixa e as Tunas Académicas.

A Liga de Combatentes do Núcleo da Lixa comemorou o seu IV aniversário, no sábado.

A tarde foi inteiramente dedicada aos jovens, em particular, aos que participaram no concurso de artes plásticas promovido pela autarquia. Foi inaugurada a exposição do concurso “Pinta a água e a cidadania com a proteção civil”, na Casa da Cultura Dr. Leonardo Coimbra.

O XXVI Festival Nacional de Folclore da Cidade da Lixa - Rancho Folclórico de Macieira da Lixa completou o programa de sábado.

No último dia de comemorações, o programa reservou o V Encontro de Coros Graal. As festividades terminaram com a atuação dos Talentos da Lixa.

Esta iniciativa foi organizada pela Câmara Municipal de Felgueiras, em parceria com a ACLEM, as Juntas de Freguesia de Borba de Godim, Macieira da Lixa, Santão e Vila Cova da Lixa, do Agrupamento de Escolas da Lixa, do Rancho Folclórico de Macieira da Lixa, da Lixanima, do Núcleo dos Combatentes da Lixa, do Berço da Lixa, da GRAAL Banda de Música da Lixa e da Paróquia de Vila Cova da Lixa.

Boletim Municipal #10 2017