Mercado Municipal de Felgueiras – Um espaço Multifuncional

21-12-2015

As obras de regeneração do edifício do Mercado Municipal, transformado num espaço multifuncional e com condições para acolher as mais diversas iniciativas de âmbito cultural, desportivo, comercial e promocional, foram inauguradas hoje, 21 de dezembro.
Os felgueirenses receberam um presente de Natal – o Mercado Municipal completamente renovado que lhes permitirá participar e assistir às mais diversas atividades.
No ato inaugural, realizado em ambiente de festa e com a presença do Pai Natal e oferta de brindes, o presidente da Câmara Municipal, Inácio Ribeiro, disse tratar-se de “um momento de grande importância resultante da readaptação de um equipamento de quase 50 anos que nunca tinha sofrido qualquer intervenção”.
O autarca sublinhou que o mercado “está preparado, não só para receber atividades comerciais, mas também para acolher atividades variadas: desporto, dança, atividades recreativas e de lazer”.
O espaço foi concebido com a criação de salas vocacionadas para acolher jovens licenciados, com poucos recursos financeiros, para que comecem a desenvolver a sua capacidade criativa e começarem a criar o seu negócio.
O equipamento manteve a mesma traça arquitetónica, projetada pelo arquiteto Januário Godinho, e foi dotado de melhores condições, quer para acolher a feira semanal, que se realiza às segundas-feiras, quer para a dinamização de outras atividades que ali possam vir a ser desenvolvidas, do foro recreativo, cultural ou mesmo feiras temáticas.
Os comerciantes demonstraram-se, na grande maioria, agradados com o resultado da intervenção.
A empreitada envolveu trabalhos de substituição da cobertura, retiro das placas de fibrocimento, e fecho do recinto, de forma a impedir a entrada de aves e a melhorar as condições de saúde, ambientais e de higiene do espaço. Procedeu-se também no reforço do isolamento térmico e melhoramento das condições acústicas, bem como à substituição do piso, à reformulação das lojas, e à construção de balneários.
O projeto contemplou também uma intervenção a nível de iluminação que permite definir bem as áreas destinadas às diferentes atividades.
Esta obra resulta de um investimento que ronda os 700 mil euros e foi financiada em regime de overbooking pelo ON.2, O Novo Norte.
De referir que o Mercado Municipal está aberto de segunda-feira a sábado, das 08h00 às 18h00.