Museu Casa do Assento transformado em Centro Interpretativo Rural do Sousa

DSC_7418_w

DSC_7426_w

DSC_7430_w

Deram início as obras no Museu Casa do Assento, em Friande, prédio urbano e rústico que em 2001 – por testamento de Américo Ferreira Leite – passou para a propriedade da Câmara Municipal, no sentido de se preservar o património etnográfico da região, nomeadamente no âmbito das memórias da atividade agrícola.

Com efeito, este espaço será transformado no Centro Interpretativo Rural do Sousa, uma infraestrutura cultural destinada a disponibilizar à população escolar e ao público em geral o conhecimento das coleções de grande valor e as iniciativas alusivas à vida rural de antigamente.

As obras consistem, propriamente, na remodelação no assento agrícola e na construção de um módulo expositivo de raiz, cujo orçamento total é de € 488.425,59 (com IVA), valor candidatado ao aviso overbooking para a reabilitação urbana.

Segundo Inácio Ribeiro, presidente da Câmara Municipal, “estas obras são muito necessárias. A autarquia possui um conjunto de coleções de elevado valor etnográfico, estruturadas em ciclos de atividades rurais, tais como, o ciclo do pão, o ciclo do vinho, o do linho e o do azeite. Será, sem dúvida, mais uma importante infraestrutura a somar aos equipamentos culturais do concelho que a Câmara Municipal está a requalificar e, ao mesmo tempo, a ampliar os seus objetivos de ação”.

Para João Sousa, vereador do pelouro da Educação e do pelouro da Cultura, “a criação deste Centro Interpretativo é deveras importante para o enriquecimento da nossa cultura popular e para a investigação científica a nível dos aspetos etnográficos e agrícolas, sendo também uma porta aberta para todos quantos o queira visitar. Outro aspeto importante é a sua ligação às escolas do concelho; o Centro Interpretativo receberá visitas de estudos das escolas.

Boletim Municipal #9 2016