Obras da Biblioteca Municipal de Felgueiras concluídas no Verão de 2013

18-06-2013

Infraestrutura Cultural será uma das maiores da região e responderá às necessidades da população deste concelho que regista das mais elevadas taxas de população jovem do país.

O presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, numa visita às obras de regeneração e ampliação da Biblioteca Municipal de Felgueiras e construção do Arquivo Municipal assegurou que “este será um equipamento cultural moderno e de referência na região facilitador do acesso, num só tempo, à informação e a todo o património documental do concelho”.

A obra, resultante de um investimento superior a dois milhões de euros, consiste na remodelação total da atual biblioteca, que já conta quase duas dezenas de anos, e na construção de um arquivo municipal, há muito necessário neste concelho. O equipamento inclui a valência de restauro do espólio.

O autarca sublinha que a biblioteca disporá de maiores espaços, mais amplos e que facilitarão a mobilidade das pessoas.

A área envolvente do equipamento também está a ser intervencionada e pretende-se “criar espaços ajardinados que irão formar um enquadramento paisagístico agradável”, destacou Inácio Ribeiro.

O edil quer, através da construção deste novo equipamento, responder às atuais necessidades da população. “Adaptamos a biblioteca ao forte crescimento populacional que se verifica no concelho de Felgueiras e às diferentes necessidades da população.

A existência de duas escolas de ensino superior aumenta a responsabilidade do arquivo e Biblioteca Municipais, devido a ser um local muito utilizado pelos estudantes universitários.

A integração num mesmo espaço da biblioteca e do arquivo permite que os leitores encontrem todo o tipo de suportes de informação sobre assuntos gerais e sobre a história de Felgueiras”.

Esta infraestrutura é cofinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).