Obras de colocação do sintético na Zona Desportiva da Lixa

02-04-2015

DSC_0668_w

DSC_0688_

“A Lixa passa a ter um complexo desportivo invejável, disporá de um relvado sintético e de balneários modernos e funcionais”. Estas são as palavras do presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Inácio Ribeiro, que deu o pontapé de saída para o início das obras de colocação do sintético na Zona Desportiva da Lixa, numa cerimónia realizada no dia 01 de abril, data em que o F.C Lixa comemora o seu 81º aniversário.

Perante dezenas de jovens, vários dirigentes do clube e adeptos, o autarca realçou a importância do clube e da formação dos jovens para o desenvolvimento desportivo do concelho, daí a criação de condições nos equipamentos desportivos.
Inácio Ribeiro frisou que “já estão a ser programadas novas intervenções em dois complexos desportivos”. Para o edil o investimento que a autarquia está a fazer no desporto só é possível, graças ao “rigor financeiro e ao respeito pela gestão do dinheiro público que o meu executivo tem.”

O dirigente do clube, Albino Lopes, visivelmente emocionado, sublinhou a pertinência da obra e agradeceu o empenho da Câmara Municipal. “Esta obra, prometida e desejada há mais de dez anos, concretiza-se a partir de hoje e o clube agradece todo o apoio financeiro da autarquia. Sem o investimento da Câmara Municipal, isto não seria possível”, concluiu.

Os jovens, representados pelo atleta Meireles, também expressaram o seu contentamento pela realização desta obra, naquele complexo que consideram ser, “uma mais-valia para a prática desportiva e para a ocupação dos tempos livres”.

A empreitada insere-se no plano de reabilitação daquele complexo, que engloba a construção do relvado e balneários. Estes últimos estão já concluídos, embora a utilização por parte do clube local só se efetivará após a inauguração do relvado sintético.

Este parque desportivo dispõe, desde a conclusão das obras, de 4 balneários, equipados de instalações sanitárias e 6 duches, dois balneários para equipas de arbitragem, que permitem a realização de jogos oficiais consecutivos, duas arrecadações, uma sala de reuniões, um gabinete médico e casa das máquinas.

A estrutura do edifício está dimensionada para poder ser dotada de bancadas sobre os balneários e sanitários para o público.
Os balneários têm uma arquitetura moderna e funcional e os acabamentos atuais, dignificam o espaço desportivo onde se vão inserir.
O orçamento total das duas intervenções ronda um milhão de euros. Estas obras são integralmente financiadas pela autarquia, no âmbito do Contrato Programa de Desenvolvimento Desportivo, estabelecido entre a Câmara Municipal e o clube.

Boletim Municipal #10 2017