Obras de construção do Centro Escolar de Lagares decorrem a bom ritmo

15-05-2013

A Câmara Municipal de Felgueiras está a levar a cabo a obra do Centro Escolar de Lagares – II Fase, uma empreitada que abrange não somente a construção de uma nova ala deste equipamento mas igualmente a reabilitação do edifício existente, com um investimento global na ordem dos 2.700.000 euros.

O presidente da Câmara Municipal, Inácio Ribeiro salienta o que se pretende com esta empreitada: “com esta ampliação vão-se concentrar as valências de 1º ciclo do ensino básico e pré-escolar da freguesia de Lagares, numa lógica de partilha e otimização de recursos humanos e materiais, visando a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem, bem como assegurar a disponibilização dos serviços de apoio à família, como prolongamento de horário e refeição”.

É de salientar que, em termos de construção, e numa perspetiva de economia de escala, estão a ser construídas 9 novas salas de aula, e está a proceder-se à readaptação funcional de salas já existentes, permitindo formar um Centro Escolar em 2 blocos que se interligam por espaços de utilização comum, como a sala de refeição e a biblioteca.

Desta forma, integrará um total de 13 salas, sendo que 9 são destinadas à valência de 1º Ciclo do Ensino Básico e 4 dirigidas à valência de Educação Pré-Escolar.

Vão beneficiar deste equipamento 312 crianças (216 no 1º ciclo do ensino básico e 96 da educação pré-escolar).

As instalações passarão também a integrar o conjunto de espaços complementares de extrema relevância que, numa perspetiva de partilha e otimização de recursos, contribuirão para a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem, a saber: sala polivalente, biblioteca e sala de professores.

O espaço exterior circundante ao edifício será convenientemente ajardinado e pavimentado, por forma a definir diferentes zonas de recreio, incluindo também a criação de baia de estacionamento própria.

A ampliação deste equipamento possibilitará a transferência da população escolar da EB1 Agra – Lagares.

Esta operação conta com um financiamento FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do ON.2, cuja comparticipação ascenderá a 85% do valor elegível aprovado, 1.075.555,89 euros. A cargo da autarquia ficam o restante investimento, sendo que a regeneração do edifício existente orça em cerca de 800.000 euros.

Boletim Municipal #9 2016