Pavilhão Gimnodesportivo de Idães requalificado

03-06-2013

O espaço desportivo está completamente renovado e dotado de meios que garantem um maior conforto aos utilizadores, resultado de uma regeneração que envolveu um investimento de cerca de 170 mil euros.

A intervenção, segundo o presidente da Câmara Municipal, Inácio Ribeiro, “ é mais uma obra que justifica o forte empenho da autarquia em proporcionar melhores condições aos praticantes de desporto do concelho”.

O autarca sublinha que o fomento ao desporto não passa apenas pela criação de condições nas infraestruturas, mas também pela atribuição de subsídios e diversos apoios às coletividades do concelho que, “na época transata atingiu 540 mil euros. Na presente época está em curso a apreciação das candidaturas do Regulamento de Apoio ao Desporto Amador, que se estima serem similares, não obstante a conjuntura económica e financeira que se tem traduzido também em cortes nas verbas atribuídas à autarquia.”.

Inácio Ribeiro relembra que a Câmara efetuou obras de remodelação em vários equipamentos desportivos como é o caso da requalificação do Pavilhão de Moutelas, da Piscina Municipal, da conclusão das obras no Pavilhão Gimnodesportivo de Regilde, intervenção no Estádio Sra. do Amparo – Lixa, regeneração do Estádio Dr. Machado de Matos, entre outros.

A regeneração do Pavilhão Gimnodesportivo de Idães consistiu em obras de construção civil e eficiência energética uma intervenção generalizada na cobertura, nas paredes e nos tetos, bem como, a redefinição de algumas áreas de utilização. Foram demolidas paredes para a aplicação de 2 portas de emergência e procedeu-se à substituição do sistema de ventilação e extração do ar.

As fachadas foram revestidas com isolamento térmico permitindo um maior isolamento térmico à infraestrutura e uma diminuição da despesa de manutenção.

No interior colocou-se tetos falsos, à substituição de todo o sistema de ventilação/ extração do ar, à pintura das paredes e colocação de azulejo, à reparação de portas e à substituição de torneiras nos balneários.

Boletim Municipal #10 2017