Praça Dr. Machado de Matos inaugurada

16-09-2013

Depois de ter sido encomendado o projeto ao arqtº Siza Vieira, há 15 anos, foi executada e inaugurada uma das obras mais desejada pelos habitantes do concelho, que torna aquele espaço num dos pontos mais atrativos do centro da cidade e que vai contribuir para a dinamização comercial, económica, desportiva e cultural daquele quarteirão.

A Praça Dr Machado de Matos foi inaugurada pelo presidente da Câmara Municipal, Inácio Ribeiro, acompanhado pelo vice-presidente, João Sousa e vereação, pelo presidente da Assembleia Municipal, Paulo Rebelo, pelo representante da CCDR-N Carlos Duarte.

Para o presidente da Câmara "esta não é mais uma obra, é a concretização de um sonho dos felgueirenses, é a criação de um espaço que proporcionará maior qualidade de vida à população e que vai contribuir para o enriquecimento cultural, cívico, social e económico da cidade”.

O autarca sublinhou, no discurso inaugural, que: " A Praça ficará completa com o parque de estacionamento, em fase de conclusão e com a construção de um parque infantil, cujo projeto já está a ser executado pelo arqtº da obra, Siza Vieira".

O edil concluiu a sua intervenção dizendo: "É um privilégio inaugurar este espaço de lazer que está pago, graças à gestão rigorosa da autarquia."

A obra, orçada em cerca de 3,5 milhões de euros, consistiu na construção de um jardim e de um parque de estacionamento subterrâneo com capacidade para 200 veículos.

A praça foi transformada num parque de lazer com a definição de áreas de circulação periféricas. A completar as zonas de estar foram introduzidas diversas espécies arbóreas e arbustivas que definem informalmente percursos e estadias com zonas de sombra.

Esta obra é cofinancia da pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional "ON.2”, cuja comparticipação pode ascender a 85%.

Boletim Municipal #10 2017