Requalificação do CM que liga Refontoura, Caramos e Vila Cova da Lixa

20-03-2017

A Câmara Municipal vai lançar mãos a uma importante obra infraestrutural no concelho, cuja empreitada foi já adjudicada, para a recuperação, beneficiação e pavimentação do Caminho Municipal 1184, que liga as freguesias da Refontoura, Caramos e Vila da Cova da Lixa, com um percurso de vários quilómetros.
Para já, nesta 1.ª fase, as obras terão início na rua 5 de Outubro, na Refontoura, que irá dotar o arruamento de um novo pavimento, requalificará os passeios e os estacionamentos, proporcionará a drenagem de esgotos e de águas pluviais e melhorará a sinalização rodoviária adequada. Os alinhamentos laterais da rua serão alargados, de modo a permitirem a existência de passeios de circulação pedonal e também uma maior fluidez de trânsito.
O orçamento desta 1.ª fase da empreitada é de € 826.417,11, acrescidos de IVA. A obra foi uma das contempladas pelo empréstimo bancário de € 5,2 milhões, relacionado com o plano de investimentos da autarquia, que contraiu o financiamento com a aprovação do Tribunal de Contas.
O presidente da Câmara, Inácio Ribeiro, refere: “Trata-se de uma obra muito importante. Aquela via já não tinha uma intervenção de fundo há cerca de 40 anos. Hoje, aquela zona é muito mais habitável. Há muito trânsito na rua. Esta encontra-se em mau estado de conservação, com diversos estrangulamentos, que têm originado problemas de segurança a automobilistas e pessoas. Trata-se de mais uma obra que vamos avançar”. O autarca conclui: “As verbas para a realização destas obras estão previstas no plano plurianual de investimentos 2016/2019 da Câmara. E o certo é que já estamos a aplicar o empréstimo bancário que nos foi concedido, para dotarmos a população de melhores condições”.

Boletim Municipal #10 2017