Siza Vieira visita obra na Praça Dr. Machado de Matos

27-07-2013

O arquiteto Álvaro Siza Vieira visitou no dia 22 de julho, as obras que estão a decorrer na Praça Dr. Machado de Matos e felicitou a Câmara Municipal pelo “bom trabalho executado”.

“Os felgueirenses dispõem agora de um recinto de lazer e que vai criar um bom ambiente no centro da cidade”, afirmou Siza Vieira, durante a visita às obras a inaugurar em setembro de 2013.

O presidente da Câmara Municipal, Inácio Ribeiro salientou que “este local será uma das zonas mais nobres da cidade, também pelos elementos distintivos do arquiteto Siza Vieira”.

Inácio Ribeiro realçou que a Câmara Municipal “ao concluir o processo para executar a obra, projetada no século passado, tencionou proporcionar, rapidamente, aos habitantes do concelho um espaço de estar aberto e aprazível, ansiado há mais de 2 dezenas de anos”.

O autarca mencionou que a obra vai “constituir um imperativo sócio- económico, que traduz o apreço pela melhoria de um serviço urbano e que, com toda a certeza, melhora a qualidade de vida dos utentes da zona comercial e de serviços, na medida em que vai responder às atuais necessidades de estacionamento existentes no centro da cidade”.

A obra, orçada em cerca de 3,5 milhões de euros, consiste na construção de um parque de estacionamento subterrâneo com capacidade para 200 veículos e de um jardim na plataforma superior em pleno centro urbano.

A praça está a ser transformada num parque de lazer com a definição de áreas de circulação periféricas. Na plataforma da praça será também instalado um tanque executado em pedra de granito e serão introduzidas diversas espécies arbóreas e arbustivas que definem informalmente percursos e estadias com zonas de sombra.

O Parque de Estacionamento com uma área de 4 671m2 tem capacidade para estacionamento de mais de 200 veículos.

O acesso dos veículos será feito por uma rampa a partir da rua Dr. Manuel Faria e Sousa.

A acessibilidade dos peões vai ser assegurada por duas entradas com escadas.

Esta obra é cofinancia da pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional "ON.2”, cuja comparticipação pode ascender a 85%.