Felgueiras marcou presença na BTL e candidata-se às - 7 maravilhas à mesa

BTL 2018 (9)

BTL palmirinha IMG_3478

Na BTL, de 28 de fevereiro a 4 de março
Felgueiras marcou presença na BTL e candidata-se às "7 maravilhas à mesa"
Duas candidaturas apresentadas: “Degustar… Felgueiras” e “Saborear…Felgueiras”

O Município de Felgueiras marcou presença na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorreu na capital (Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações) entre 28 de fevereiro e 4 de março. Durante esta feira, Felgueiras apresentou ainda duas candidaturas às “7 Maravilhas à Mesa”: “Degustar…Felgueiras” e “Saborear…Felgueiras”.

A presença de Felgueiras na BTL iniciou-se com a apresentação, no espaço do Turismo do Porto e Norte de Portugal, das duas candidaturas do concelho à sétima eleição das “7 Maravilhas à Mesa”. Este projeto pretende promover os patrimónios que marcam a identidade nacional e que são tão apreciados pelos portugueses: a gastronomia associada aos vinhos e os roteiros turísticos. O objetivo é “harmonizar a gastronomia com os vinhos, mas também com o prazer de percorrer o país”, garante Luís Segadães, presidente das 7 Maravilhas.

A candidatura “Degustar… Felgueiras” é composta por prato de carne, espumante, vinho branco, vinho rosé, património histórico/cultural/natural, evento de afirmação territorial e experiências únicas. Já a candidatura “Saborear… Felgueiras” é composta por prato de peixe, espumante, vinho branco, vinho de exceção, património histórico/cultural/natural, evento de afirmação territorial e experiências únicas.

Além da apresentação das candidaturas felgueirenses e da degustação dos vinhos que as integram, bem como de pão-de-ló, cavacas e lérias (Rosa Sousa, Pão de Ló Lopes, Fábrica do Pão de Ló de Margaride e Pão de Ló Agostinho de Sousa), durante o primeiro dia da BTL houve ainda a oportunidade de realizar uma prova comentada de vinhos Terras de Felgueiras/Cooperativa Agrícola de Felgueiras, no Espaço CIM-TS. Já na tarde quinta-feira, dia 1, realizaram-se duas provas comentadas: vinhos de agricultura biodinâmica da Quinta da Palmirinha e vinhos da Quinta da Lixa, ambos no espaço CIM-TS. Os vinhos da Quinta da Lixa voltaram a fazer parte de uma prova comentada nos dias 2, 3 e 4.

O Município de Felgueiras fez-se representar pelos seus técnicos, mas também através da presença do Presidente da Câmara Municipal, Nuno Fonseca, e do Vereador responsável pelo Pelouro do Turismo, Joel Costa. A aposta no Turismo e na promoção da gastronomia tem sido uma preocupação do Município de Felgueiras, que vê em eventos como a BTL e em concursos como o “7 Maravilhas à Mesa” uma oportunidade de alavancar os produtos endógenos de excelência.

Candidaturas de Felgueiras às “7 Maravilhas à Mesa”

“Degustar… Felgueiras”
Gastronomia
1. Prato de carne: Cabrito assado no forno a lenha com grelos salteados
Vinhos
2. Espumante: Terras de Felgueiras 2016 (branco)
3. Vinho Branco: Quinta da Palmirinha – biodinâmico (Loureiro/Azal) 2016
4. Vinho Rosé: Foral de Felgueiras 2017
Roteiros
5. Património histórico, cultural e natural: Roteiro “EnoTurismo à mesa de Felgueiras”.
6. Evento de afirmação territorial: Festival do Pão de Ló – 9.ª Mostra Anual de Doces Tradicionais – 24/25 - março 2018.
7. Experiências únicas: “O Pasteleiro sou eu! Experimentar e degustar…” - Casa Museu do Pão de Ló de Margaride.

“Saborear… Felgueiras”
Gastronomia
1. Prato de peixe: Bacalhau gratinado com espargos salteados
Vinhos