“Sabores In – Gastronomia & Vinhos” em Felgueiras decorrem até 05 de junho

17-05-2016

A Iniciativa “Sabores In – Gastronomia & Vinhos” de Felgueiras promove a forte produção de espargos no concelho e apresenta um arrojado programa gastronómico, cultural, formativo e turístico com o objetivo de sensibilizar os agentes económicos, captar turistas e dinamizar a economia concelhia.

Está a decorrer desde o dia 13 de maio até 05 de junho a iniciativa “Sabores In”, e os espargos são reis na mesa de vários restaurantes que confecionam este produto produzido no município de Felgueiras um dos maiores produtores de espargos do país.
A abertura oficial do evento realizou-se no dia 14 de maio com uma visita ao campo de espargos e Showcooking, que decorreu na Cooperativa Agrícola de Felgueiras.
Estiveram presentes o vice-presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, João Sousa, a vereadora das Atividades Económicas e do Turismo, Adelina Silva, e o Presidente da Direção da Cooperativa Agrícola de Felgueiras, Casimiro Alves, entre outros.
João Sousa, salientou a importância de promover os produtos locais e os agentes económicos do concelho, nesta época do ano.
A vereadora, Adelina Silva fez a apresentação da ação, salientando a boa recetividade por parte dos agentes económicos.
O representante da cooperativa enalteceu o facto de os espargos serem a novidade nos Sabores In. “A produção de espargos no concelho tem vindo a crescer e esta iniciativa contribui para a divulgação d este produto”.
O programa turístico Sabores In decorre no período13 de maio até 05 de junho, às Sextas-Feiras (jantar), aos Sábados e aos Domingos, e Felgueiras tem à mesa, nos restaurantes aderentes do concelho, menus Sabores IN, que incluem: entradas, sopa, prato principal (cabrito, ou bacalhau, ou um prato livre tradicional ou de inovação), doçaria e vinhos de Felgueiras, com descontos promocionais, variando os preços entre 10€ e 17€ por pessoa.
A esta iniciativa associaram-se 3 agentes ligados ao alojamento, com descontos de 15%.

Durante a iniciativa, Felgueiras dedica-lhe um programa repleto de experiências denominadas IN críveis:
O programa inicia com a iniciativa intitulada “Conhecer e degustar espargos da quinta”, a realizar no dia 14 de maio, pelas 9h30, e consiste numa visita ao campo – showcooking .
A 3.ª Noite de Gala do Restaurante Cimo de Vila - Sabores IN está programada para o dia 04 de junho, pelas 20h30. de Gala do Restaurante Cimo de Vila - Sabores IN
No dia 16 de maio a Casa das Torres recebe o Workshop dedicado às redes sociais, às 14h30.
Nos dias 27 de maio e 03 de junho terão lugar os jantares vínicos, no restaurante Brasão e no restaurante Caffé Caffé, respetivamente.
O dia mundial do ambiente não foi esquecido, estando prevista uma atividade para assinalar a data comemorada no dia 05 de junho, a partir da 09h00. Assim, está prevista a realização de um Passeio Pedestre - caminhada do ambiente cujo percurso é de cerca de 10 Km.
Pode ainda passar tardes bem agradáveis no Galeria Café, na Lixa, e no Montana Café, na Alameda de Sta Quitéria participando nos Fins de tarde verdes...com Sabores IN (às
Sextas-feiras, sábados e domingos das 18h00h às 20h00, prove os Vinhos verdes de Felgueiras e saboreie o fumeiro produzido no concelho).
Estão ainda programadas visitas guiadas à Rota do Românico, visitas às empresas inseridas no Roteiro de Turismo Empresarial. Os visitantes dispõem ainda de programas turísticos para 1, 2 e 3 dias.

Boletim Municipal #9 2016