Visitar

Outro não classifcado

Capela de Padroso

Padroso/Margaride

Descrição

Pequeno templo medieval de aparelho muito simples em que se distinguem os arcos das portas, as silharias da capela-mor e duas imagens da renascença.

 

Casa das Portas

Raposeira/Vila Fria

Descrição

A Casa das Portas, em Vila Fria é um interessante solar Barroco (construída no século XVIII), com capela e átrio rodeado de figuras. Pertence à família Vilas – Boas, legitima representante do escritor Manuel de Faria e Sousa.

 

Casa de Leonardo Coimbra

 

Largo de St.º António/Borba de Godim

Descrição

Nesta casa do século XIX, situada no Largo de Santo António, nasceu Leonardo Coimbra em 30 de Dezembro de 1883, referência e orgulho de todos os felgueirenses. Foi político, filósofo, escritor e pedagogo. Exerceu o cargo de ministro da instrução pública e foi fundador da Faculdade de Letras do Porto.

 

Igreja Conventual de Caramos

Lg. do Mosteiro/Caramos

Descrição

A capela-mor e o arco cruzeiro da igreja estão revestidos de bonita talha barroca com interessantes figurações dramáticas. O teto da igreja, pintado, está organizado em caixotões com interessantes motivos sagrados, o mesmo acontece com o teto da sacristia onde pode admirar-se uma galeria de boas pinturas.

No adro existe um cruzeiro, datado de 1688.

 

Santuário de Santa Quitéria

Monte St.ª Quitéria/Margaride

Descrição

Situado no antigo monte Colombino, onde existia a capela de S. Pedro, foi acabada a sua construção em 1725. É um templo Oitavado, de forma original e de estilo Barroco que obedece ao traçado de uma rosa dos ventos. Além da estátua jazente, existe um altar com Santa Quitéria e as suas oito irmãs. Existem ainda diversas capelas na encosta do monte, alusivas ao martírio de Santa Quitéria. A situação privilegiada deste monte, mereceu-lhe o epíteto de “Monte das Maravilhas”.

 

Solar de Sergude

Lg. Sergude/Sendim

Descrição

Este solar mantém muito a sua traça original que lhe mandara dar Gonçalo Coelho da Silva, Senhor de Felgueiras e de Vieira, pouco antes de falecer em 1584. Trata-se de um solar invulgar, da transição da Idade média para a Renascença, conservando ainda restos do gótico dos séculos XIII e XIV e um escudo da monarquia. Digna de visita é também a capela de Santa Luzia onde se encontram dois túmulos do século XVIII.

 

Boletim Municipal #11 2017
Cm Felgueiras 2017 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por