Visitar

Património arqueológico

Estação Arqueológica do Sr. dos Perdidos

Monte do Sr. dos Perdidos/Penacova

Nas escavações efectuadas apareceram diversas inscrições rupestres e um verdadeiro tesouro de denários (moedas romanas).

Villa Romana de Sendim

Villa Romana de Sendim

Imóvel Interesse Público (IIP), 
Decreto-Lei n.º 67/97 de 31 de dezembro de 1997 ZP (50 metros)

Em 1992, na abertura dos alicerces para a construção de uma moradia, apareceram em Sendim, no concelho de Felgueiras restos de muros e abundantes vestígios de cerâmicas de tipologia romana.
O espólio exumado nas escavações arqueológicas é muito variado sendo constituída por milhares de fragmentos de cerâmicas, de utilização comum na cozinha e na mesa, cerâmicas de luxo (terra sigillata) vidro, metais, moedas e bronze. Alguns potes, pratos, vasos e taças, em fase de recuperação – farão parte do acervo museológico que se está a expor no Centro de Interpretação.
Os dados recolhidos até agora, permitem apontar a instalação de uma casa romana na segunda metade do século I, provavelmente durante a época Flaviana (anos 70-80), desenvolvendo-se a villa entre os finais do século III e os inícios do IV.
Em meados do século V, em plena ocupação suévica, a casa sofre obras de adaptação, perdurando a sua ocupação ainda durante o século VI, após o que vai sendo progressivamente abandonada, acabando destruída por um violento incêndio.

mais informações 

Boletim Municipal #11 2017
Cm Felgueiras 2018 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por