Fechar Menu
Abrir Menu

Património Arqueológico

Navegue nas imagens para saber mais:

Villa Romana de Sendim

Cimalha

Villa Romana de Sendim

Na freguesia de Sendim, num pequeno esporão a meia encosta no sopé do Monte do Crasto, foram detetados os alicerces de uma construção de época romana. Tendo sido descoberta em 1992, os trabalhos de escavação arqueológica sistemática iniciaram-se em 1997, por iniciativa da Câmara Municipal de Felgueiras, continuando até aos dias de hoje.

Construída em meados do século I e habitada até ao século VI, nesta villa pode observar as ruínas de uma casa senhorial da época romana e umas termas, acrescentadas em finais do século III. Descoberta em 1992, os trabalhos arqueológicos iniciaram-se em 1997. Algum do espólio exumado (potes, pratos, vasos, taças…) pode ser apreciado no centro de interpretação, que apoia as visitas às ruínas.

A casa era estruturada à volta de um peristilo porticado, com longos corredores e várias salas, quartos e outros compartimentos pavimentados com mosaicos polícromos de motivos geométricos. Nas grandes obras de remodelação e ampliação que a villa sofreu nos finais do séc. III, inícios do século IV, foram-lhe acrescentadas umas termas maiores, em substituição das primitivas de que apenas restou parte do laconicum.

O espólio exumado nas escavações arqueológicas é muito variado, sendo constituído por milhares de fragmentos de cerâmicas comuns, cerâmicas de luxo importadas (terra sigillata hispânica, terra sigillata hispânica tardia e foceense), vidros, objetos em metal, moedas de bronze. Algumas destas peças, após cuidadoso restauro, fazem parte do acervo museológico que está exposto no Centro de Interpretação que dá apoio às ruínas. A Villa Romana de Sendim está classificada como Imóvel de Interesse Publico desde 31 de dezembro de 1997.

  • CONTACTOS

Telefone: 255 312 636
E-mail: villaromana.sendim@cm-felgueiras.pt

  • LOCALIZAÇÃO

GPS 41°23’09.5″N 8°10’59.6″W
Rua Villa Romana, Sendim, Felgueiras

Cimalha

O Povoado de Cimalha é um assentamento da Idade do Bronze que foi parcialmente escavado, entre 2003 e 2005, no âmbito da construção da auto-estrada A11/IP9 (sublanço Guimarães-IP4), o que originou uma intervenção arqueológica de emergência para mitigação de impactes negativos sobre o sítio arqueológico.

Os vestígios arqueológicos encontrados permitiram identificar três áreas distintas de um povoado que terá sido ocupado entre o Bronze Antigo/Médio e o Bronze Final. A intervenção arqueológica permitiu identificar uma área habitacional, uma zona de armazenamento com 122 silos e a zona de necrópole com 175 sepulturas do tipo fossa abertas no saibro.

Para além do magnifico acervo de vasos cerâmicos exumado, quase todos eles oriundos da necrópole, Cimalha veio trazer importantes dados sobre a dicotomia entre o mundo dos vivos (povoado e zona de silagem) e o mundo dos mortos (necrópole) na Idade do Bronze.

  • CONTACTOS

Telefone: 255 312 636
E-mail: villaromana.sendim@cm-felgueiras.pt

  • LOCALIZAÇÃO

GPS 41°23’09.5″N 8°10’59.6″W
Rua Villa Romana, Sendim, Felgueiras