Viver

Programa do Regime de Fruta Escolar

Reconhecendo a importância do aumento do consumo de hortofrutícolas pela população infantil, a CM Felgueiras aderiu ao Programa do Regime de Fruta Escolar (doravante RFE) no mesmo ano em que foi lançado, pela Portaria n.º 1242/2009 de 12 de outubro, com efeitos ainda no 3.º trimestre do ano letivo 2009/10.

O Programa do RFE destina-se aos alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico, e consiste na distribuição gratuita de 1 peça ou porção de hortofrutícolas, 2 vezes por semana, ao longo do ano letivo, provenientes, pelo menos 44%, de regimes de qualidade certificada, como são o exemplo da Produção Integrada, Denominação de Origem Protegida, Proteção Integrada, Indicação Geográfica Protegida e Agricultura Biológica.
Os hortofrutícolas elegíveis são a maçã, a pera, a laranja, a clementina, a tangerina, a banana, a uva, a cereja, o pêssego, a ameixa, a cenoura e o tomate.
O RFE prevê, ainda, com carácter de obrigatoriedade, a aplicação de medidas de acompanhamento a realizar com todos os alunos abrangidos. As medidas de acompanhamento são ações que visam promover o consumo de hortofrutícolas junto da população escolar.
O Programa do RFE tem vindo a ser implementado nas escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico da rede pública do concelho de Felgueiras desde então, consecutivamente, durante seis anos letivos.
Por moto-próprio, o Município de Felgueiras a partir do ano letivo 2015/2016 expande o programa às crianças do pré-escolar.

O Programa do RFE em números

Caderneta de Cromos "A Quinta Mágica"

Concurso “Histórias da Quinta Mágica”