Sabores de Felgueiras

Destacam-se em termos gastronómicos, pela sua autenticidade, o Pão - de - Ló de Margaride, e os maravilhosos Vinhos Verdes. O Cozido à Portuguesa, o Bacalhau, o Arroz de Cabidela, e os Assados no forno a lenha, enchem igualmente a mesa dos felgueirenses, e deliciam todos quantos têm a oportunidade de à mesma se sentarem.

Felgueiras, têm uma restauração de qualidade – onde pode degustar todos estes sabores!
Poderá apreciar os principais pratos saboreados em algumas das freguesias do concelho:

Aião - No Natal come-se bacalhau assado, bacalhau cozido com batatas, roupa velha que é feita com as sobras da ceia de Natal, nomeadamente as batatas cozidas do dia anterior, fritas com ovos, salsa e cebola numa frigideira. Também se comem rabanadas com mel e aletria com canela.
Na Páscoa come-se cabrito assado, frango assado ou carne assada com batatas assadas conforme as posses de cada um. Este almoço é consumido depois de "O Senhor" ter visitado a casa. 
Na matança do porco, que é uma grande festa, come-se o sarrabulho.

Airães - Nos dias de festa é usual comer cabrito e vitela assada nos fornos antigos de barro.

Idães - Pode-se apreciar o cozido, o bacalhau e o pão-de-ló...

Lordelo - Aqui o fumeiro é rei: presuntos, chouriças, mouras (chouriças de sangue), salpicões, alheiras, linguiça, etc. Os rojões, são também muito deliciosos, sendo estes fritos no pingo e depois comidos com batatas cozidas. Nas festas come-se também coelho ou frango assado, e presunto cozido.

Margaride - O Pão-de-ló de Margaride é sobejamente conhecido e muito apreciado. 
Tradicionalmente ainda muita gente mata o porco, e a dieta das pessoas é bastante baseada em carne. O prato favorito continua a ser o cozido à portuguesa, o bacalhau, o arroz de frango (arroz de pica-no-chão).
Nas festas de ano, o cabrito assado é o prato favorito, bem como o bacalhau cozido com batatas, ovos e couves com molho de azeite e vinagre.

Pedreira - O cozido à portuguesa é o prato principal e muito utilizado nas principais festividades da freguesia.

Penacova - Aqui, o cabrito assado, o bacalhau e o cozido dominam, assim como o arroz de frango caseiro e o coelho assado. As sobremesas mais estimadas são as rabanadas feitas com vinho do Porto, o arroz doce e a sopa doce (espécie de mexidos feitos pelo Natal com "pão de ovelhinha", mel, açúcar, uvas e pinhões).

Refontoura - A comida favorita continua a ser o cozido à portuguesa seguido do cabrito assado com batatas assadas e arroz de forno, tudo cozinhado a lenha.

Sernande - Cozido à portuguesa, cabrito assado, língua de vitela estufada com ervilhas.

Sousa - O cozido à portuguesa 'com todos', assim como o cabrito assado e o bacalhau assado, são os pratos favoritos, não esquecendo o Pão-de-ló para a sobremesa.
No Natal comem-se as inevitáveis batatas com bacalhau, o cozido à portuguesa, os assados, seguidos da aletria, rabanadas, formigos e mexidos feitos com pão de trigo e açúcar. Nas oitavas come-se a roupa velha. No Carnaval come-se outra vez o cozido à portuguesa com orelheira de porco e o palaio.

Unhão - Cabrito e vitela assada, cozido à portuguesa, tripas à portuguesa, arroz de cabidela ou de pica no chão.

Várzea - O prato mais típico é o cozido à portuguesa. No Carnaval é tradicional o cozido e a orelha de porco. Destaca-se o vinho verde, como bebida para acompanhar este prato, assim como os "formigos", muito utilizados como sobremesa, o doce de pão, fruta seca, nozes e canela cozido em água com açúcar e mel. Na Páscoa destaca-se o tradicional pão-de-ló, cavacas e amêndoas.

Varziela - Cozido à portuguesa 'com todos', vitela, cabrito ou bacalhau assado.

Vila Verde - Destaca-se o doce de chila.

Atualidade 03/2020
Cm Felgueiras 2020 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por